Search for:

Quem Somos?

 O “Taebibe Digital” ou “Floresta Digital”, é um projeto de inclusão tecnológica, que tem o intuito de lançar uma semente de transformação no aspecto socioeconômico dos povos indígenas do médio Xingu, situados na cidade de Altamira-Pa, destacando à importância de sua inserção no “universo digital”, dominado massivamente por dispositivos computacionais e pela Internet. Para isso, pretendemos criar na região do médio Xingu um (1) Centro de Capacitação e Desenvolvimento Tecnológico, tendo como base a condução de conhecimentos, habilidades e atitudes que possam agregar valor aos indivíduos, as culturas e a todos os povos.

Missão

Gerar Soluções Tecnológicas Inovadoras, que favoreçam a transformação socioeconômica por meio da educação inclusiva e acessível, respeitando a cultura e os saberes tradicionais, agregando novos conhecimentos por meio da Inclusão Digital, através da capacitação dos membros da Associação Indígena Kirinapãn e de outras comunidades da região do médio Xingu. 

Visão

Ser referência na região do médio Xingu para o desenvolvimento tecnológico e social, contribuindo com a qualificação e formação dos associados em tecnologias digitais, favorecendo a Inclusão Digital dos membros participantes e abrindo caminho para novas oportunidades na comunidade, tanto pessoais quanto profissionais. 

Valores

Inclusão, Etnodesenvolvimento, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade. 

Responsáveis pelo Projeto

Luiz Oliveira (Kuruaja)

É autor e atual gerente do Projeto Taebibe (Floresta) Digital. Possui larga experiência em educação tecnológica, ministrando diversos cursos e treinamentos. Além de atuar como docente em disciplinas de cursos técnicos e de graduação tecnológica. É mestre e bacharel em Eng. de Telecomunicações pelo IFCE (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará), dentre outros. 

Gilson Curuaia (Kuruaja)

É coautor e coordenador geral do Projeto Taebibe (Floresta) Digital. 

Possui vasta experiência em politicas indigenistas e participação em projetos socioambientais na região do médio Xingu. É graduando em Antropologia e atual presidente da Associação Indígena Kirinapãn, além de ser voz ativa na luta por dieitos indigenas e outros coletivos na região do médio Xingu.